A menstruação atrasa e, logo, já surge a dúvida: Será que estou grávida?????
Para acabar com este questionamento, a grande maioria das mulheres recorre ao teste de gravidez de farmácia, pela sua rapidez, disponibilidade, e discrição.
A base do teste é a detecção do beta-HCG na urina, um hormônio produzido durante a gestação.
Os testes sanguíneos de gravidez precisam ser solicitados por um médico e funcionam da mesma maneira que os de urina, detectando a presença do beta-HCG. Eles apresentam sensibilidade maior que os testes de farmácia, pois conseguem detectar quantidades menores do hormônio da gravidez.
Além dos testes laboratoriais, existe a possibilidade de se diagnosticar a gravidez pela ultrassonografia. Abaixo listamos algumas das dúvidas mais comuns a respeito da confirmação da gravidez.
O teste de farmácia pode dar errado?
Os testes urinários disponíveis atualmente no mercado apresentam grande acurácia para o diagnóstico de gestação, com sensibilidade de aproximadamente 97 a 99,5%.
A ocorrência de falsos positivos é muito pequena para esse tipo de exame. Portanto, se você fez o teste e deu positivo, a chance de não estar grávida é mínima. Algumas condições podem predispor a falso-positivo no teste de farmácia, como por exemplo um aborto recente, a presença grande quantidade de sangue ou infecção na urina e o uso de medicações contendo hormônios semelhantes ao HCG, como alguns usados em tratamentos de fertilidade.
Os falsos-negativos (o exame dar negativo quando a mulher está de fato grávida) acontecem principalmente em fases muito iniciais da gestação, quando os níveis do hormônio beta-HCG podem estar baixos e não serem detectados pelo teste. Outro motivo para um falso-negativo é a urina diluída, portanto evite tomar muita água nas horas que precedem a realização do teste.
A partir de quando posso fazer o teste de farmácia?
Em condições normais, o teste de farmácia deverá ser positivo desde o primeiro dia de atraso menstrual, mas se você conseguir esperar, o ideal é realizá-lo a partir do quinto dia de atraso. Alguns testes podem dar positivo antes do primeiro dia de atraso, mas a sensibilidade na detecção da gravidez é menor do que depois do atraso menstrual.
Se o teste foi negativo e persiste a suspeita de gestação, você pode repetí-lo após 1 semana, pois nesse período a taxa de hormônios pode aumentar e ser detectada na urina. A maioria dos testes disponíveis no mercado brasileiro pode ser feita com a urina de qualquer horário do dia, no entanto, a primeira urina da manhã apresenta melhores resultados, pois é menos diluída e a concentração do beta-HCG fica maior.
Como saber o resultado do teste?
Tenha muita atenção na hora de interpretar o resultado do teste: sempre leia a bula com as instruções antes de começar. Observe rigorosamente o tempo para leitura do resultado. Muitos erros do teste da gravidez são na verdade erros na observação do resultado. Grande parte dos testes disponíveis oferecem o resultado na forma de duas listras verticais. Se aparecer apenas uma listra, o teste foi negativo. Duas listras: teste positivo. Nenhuma listra: provavelmente o teste não funcionou e deve ser repetido.
Em alguns casos, durante o tempo correto de leitura do teste, a segunda listra pode ficar mais clara que a primeira, gerando dúvida sobre a positividade do teste. Nesse caso, o teste é geralmente positivo, e a linha ficou provavelmente mais clara pois a quantidade de hormônio ainda não é muito grande. Nesse caso, o ideal é procurar um ginecologista para confirmar o resultado com um teste sanguíneo.
Atenção: não faça a leitura do teste depois do tempo orientado na bula. O aparecimento de uma segunda listra depois do tempo de leitura pode acontecer em alguns casos por evaporação da urina seca na fita.
O teste de farmácia é de fácil acesso e realização, no entanto, é necessário que se tome todos os cuidados para sua correta realização. Por se tratar de um teste de gravidez, é de fundamental importância que se tenha conhecimento do estado gravídico o mais rápido possível. Confirmada a gravidez, a gestante deve iniciar o acompanhamento pré-natal com novas baterias de exames e todas as orientações alimentares e médicas para o crescimento saudável do embrião.
ResponderExcluirInteressante o assunto de seu blog Isabela, pois falsos resultados em exames podem mudar a vida de uma pessoa de formas extremas, como nesse exemplo de ter um filho. Lendo o post, fiquei com uma dúvida. Apenas o hormônio beta-HCG pode ser usado para detectar gravidez? Ou há algum outro hormônio que possa indicar gravidez? E no fim do post, quando diz que a segunda listra aparece um tempo depois, quando a urina secou, é gravidez ou falha do teste? Gostei muito do post, espero que responda minhas dúvidas. Abraços.
ResponderExcluirO teste de gravidez de farmácia, antigamente, não tinha tanta confiabilidade como hoje. Porém, após realizá-lo, independente do resultado, seria prudente confirmar com o teste laboratorial. Principalmente, nos casos de possibilidade de gravidez citado no texto. E nada mais certo do que confiar em seu médico.
ResponderExcluirO teste de gravidez vendido em farmácia é um exame bioquímico e como tal deve ser executado em uma ordem específica e com um rigor quem nem todos os usuários leigos seguirão. Então, burlar um teste de gravidez é até mais um erro de manuseio que qualquer outra coisa.
ResponderExcluirÉ com oito dias de fecundação que os níveis de beta hCG começam a subir, exatamente após a implantação do ovo (a união do espermatozoide com o óvulo) dentro do útero. Qualquer exame feito em uma fase anterior a esse momento resultará em um falso negativo. Isto acontece porque nesse caso ainda não houve tempo do hormônio ser produzido em quantidade suficiente para ser detectado no sangue. Nessas situações, o teste deve ser repetido após três dias.
ResponderExcluirEsse post tem uma enorme importância social, pois o teste de farmácia para detectar gravidez é o mais utilizado pelas mulheres e pode mudar a vida das pessoas de maneira muito rápida. É bastante importante que as mulheres fiquem atentas as recomendações, pois, em caso de falso positivo, elas não precisam entrar em desespero, se for o caso. A leitura da bula é FUNDAMENTAL na realização desse tipo de exame.
ResponderExcluirO exame laboratorial considera que acima de 25 IU/l de HCG a mulher está gravida, enquanto a maioria dos exames de farmácia só detecta a presença do hormônio acima de 50 IU/I (alguns testes mais sensíveis conseguem detectar acima de 20 IU/I na urina). Em geral, o exame laboratorial pode ser realizado até de 12 dias após a ovulação.
ResponderExcluir